segunda-feira, 9 de março de 2009

Alerta

Quem se interessa em realizar uma cirurgia plástica deve prestar bastante atenção na escolha do médico. É urgente ressaltar a importancia do profissional possuir a especialidade em cirurgia plástica.
Atualmente inúmeros médicos exercem a função de cirurgiões plásticos sem serem habilitados para tal. Este fato, muitas vezes desconhecido pelo público, pode acarretar sérias consequencias ao paciente.
A residência em cirurgia plástica, com a duração de 5 anos, proporciona ao médico a capacitação necessária não apenas para realizar as cirurgias, mas também e, talvez principalmente, para lidar com eventuais complicações que possam ocorrer. Nenhum curso de "medicina estética" substitui esta formação.
Médicos de áreas afins como dermatologia, oftalmologia, entre outras, são extremamente capacitados para o exercício de sua área, mas não possuem o arsenal técnico para a realização de plásticas. A opção por estes profissionais resulta em cirurgias não satisfatórias para os pacientes sem contar no risco em que se submetem.
Você realizaria uma cirurgia cardíaca ou neurológica com um cirurgião plástico? Então, o contrário também é válido, cirurgias plásticas devem ser relizadas por cirurgiões plásticos.

Uma pesquisa recente, publicada pelo Cremesp analisou processos éticos que tramitam de janeiro de 2001 a julho de 2008 e que envolvem 289 médicos, divulgando o seguinte dado:

"Destes, 139 médicos (48,1%) não têm título em nenhuma especialidade médica. Já 143 médicos (49,5%) possuem título em especialidades não relacionadas a cirurgia plástica e procedimentos estéticos. Dentre os médicos processados, figuram apenas seis cirurgiões plásticos (2,1% do total) que é a especialidade mais habilitada para a realização de cirurgias plásticas."

Em vista disto, é essencial que o leigo se informe e procure saber com qual profissional está lidando.

Fica aqui o alerta não apenas para os pacientes, mas para a comunidade médica, em especial a de cirurgia plástica, que na maioria das vezes tem sua credibilidade questionada por esta situação.

Para saber se seu médico é especialista em cirurgia plástica, consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um comentário:

Unknown disse...

Como é importante conhecer o cirurgião, pois a confiança te traz tranquilidade:Em março deste ano a minha vida mudou, pois tive o prazer de fazer uma abdominoplastia e lipo com este, que digo: Artista, pois ele faz arte com responsabilidade. Desde a conversa anterior a cirurgia: com todos os prós e contra da cirurgia que me lembrava dos cuidados e obrigações que teria antes e depois da plástica,da relação de exames de faz questão, com a indicação de meia e do MARAVILHOSO colete de espuma e das ligações em pleno domigo para ver como eu estava.Fiz várias avaliações com outros médicos e nenhum me solicitou desta forma. Após 6 meses estou muito bem e com a minha auto estima elevada. Esperava um bom resultado, mas foi bem mais que isso. Parabéns Dr Augusto, pelo profissional que é, e obrigada pela felicidade que sinto agora.

Ana Elisabeth
Salvador, Bahia